Escolha uma Página

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

Tomografia de coerência óptica (OCT). Afinal, o que é este exame?

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame complementar, não invasivo, que utiliza o princípio da refletometria óptica da luz para obter imagens precisas e de alta resolução permitindo a avaliação de estruturas oculares.

É um exame fundamental no diagnóstico e acompanhamento de doenças da retina, coróide, vítreo, nervo óptico e seguimento anterior do globo ocular.

O modelo DRI OCT TRITON PLUS da Topcon, utilizado em nossa clínica, apresenta a tecnologia Swept Source (SS) que proporciona uma melhora significativa em relação ao OCT convencional.

Essa tecnologia permite uma melhor visualização de camadas mais profundas dos olhos e melhor aquisição de imagens através de opacidade de meios como: hemorragias vítreas, catarata e óleo de silicone.

Como funciona?

A tomografia de coerência óptica é um exame simples, indolor, de não contato com duração em torno de 3 a 5 minutos. A pupila deve ser dilatada para que as imagens do fundo do olho sejam captadas pelo aparelho. O paciente deve ser informado antes do início do exame que sua cooperação é importante (não piscar durante alguns segundos, não mexer a cabeça e olhar para a posição solicitada pelo examinador) para se obter imagens adequadas.

Em olhos com muita sensibilidade à luz, pode ser necessário pingar uma gota de colírio anestésico para diminuir a fotofobia. Em olhos com pouca lágrima, pode-se pingar uma gota de colírio lubrificante para diminuir o reflexo corneano.

Finalidade do exame

A tomografia de coerência óptica é um exame fundamental para diagnosticar, acompanhar e direcionar tratamentos oftalmológicos relevantes e de grande prevalência entre a população como a:

Sua facilidade em obtenção de imagens, reprodutibilidade e grande eficácia no diagnóstico e seguimento das patologias oculares fazem da tomografia de coerência óptica um dos principais métodos diagnósticos da atualidade.

Vídeo do exame sendo realizado na Degeneração Macular forma seca

Na degeneração macular, a forma seca é a mais comum. O video abaixo mostra o exame de tomografia de coerencia óptica sendo realizado, quando é mostrado a localização das drusas na retina.