Escolha uma Página

Proteção dos olhos contra os raios UVA e UVB

Radiação

Sabemos que a exposição dos nossos olhos aos raios solares aumenta a incidência de doença oculares como a catarata, o pterígio e a degeneração macular relacionada à idade. Essas doenças podem causar desde irritação ocular até cegueira, dependendo da gravidade do caso. A radiação ultra violeta (entre 280 e 380nm) é considerada uma das maiores responsáveis pelo desenvolvimento destas doenças e em dias ensolarados a incidência destes raios é muito grande, o que justifica o uso dos óculos escuros para a proteção dos nossos olhos.

INMETRO

Um estudo, divulgado no site do INMETRO , analisou 19 marcas de óculos de sol, destas 2 não apresentaram a proteção necessária e 5 não foram claras ao descrever o tipo de proteção oferecida. Tanto marcas mais caras quanto marcas mais baratas apresentaram irregularidades. Os óculos de lentes incolores (“óculos de grau”, “óculos de leitura” e multifocais) também podem, e devem, oferecer a proteção contra a radiação ultravioleta.

Escolha dos óculos

A escolha dos óculos deve ser feita com bastante cuidado, além de escolher um modelo que combine com o rosto devemos ficar muito atentos ao grau de proteção ultra violeta. A maioria dos óculos escuros vendidos hoje segue a regulamentação do INMETRO e divulga a presença de proteção ultravioleta. Infelizmente algumas marcas de óculos não declaram o grau de proteção UVA e UVB e, pior, algumas não cumprem o que prometem! Ao usar óculos escuros, nós relaxamos a musculatura da íris, o que causa um aumento do diâmetro pupilar, o que nos traz conforto. Entretanto, se os óculos não tiverem a proteção adequada, esta dilatação da pupila irá permitir que uma radiação ultravioleta de maior intensidade entre em nossos olhos, ainda mais do que se estivéssemos sem óculos, o que pode aumentar muito a chance de desenvolvermos doença oculares.

Atenção

Para garantir que os seus óculos tem a proteção necessária é preciso realizar uma medida com um espectrofotômetro, um aparelho que está disponível em nosso consultório. ATENÇÃO: em locais como praia, mar e na neve o cuidado com a radiação UVA e UVB deve ser dobrado, pois os raios além de chegar diretamente do sol, eles são refletidos pela neve, água ou areia, o que aumenta muito a exposição dos nossos olhos.