Escolha uma Página

Retinografia

O que é?

A retinografia é uma técnica de exame complementar que consiste em foto-documentação do fundo do olho, ou seja, registrar fotografias da retina, do nervo óptico e de vasos do fundo do olho. A retinografia pode ser realizada por filme fotográfico, slide, vídeo ou imagem digitalizada. O exame tem como objetivos principais: auxílio no diagnóstico e tratamento de patologias oculares, pesquisa científica, aproveitamento didático, comprovação e acompanhamento das patologias em geral. Pode ser realizada em cores ou em preto-e-branco, com ou sem filtros. As fotos preto-e-branco e com filtros podem demonstrar e revelar alterações não evidenciadas na foto colorida.

Como funciona o exame?

A retinografia é um exame simples, indolor, de não contato com duração em torno de 3 a 5 minutos. A pupila deve ser dilatada para que as imagens do fundo do olho sejam captadas pelo aparelho, chamado retinógrafo. O paciente deve ser informado antes do início do exame que sua cooperação é importante (não piscar durante alguns segundos, não mexer a cabeça e olhar para a posição solicitada pelo examinador) para se obter imagens adequadas. Em olhos com muita sensibilidade à luz, pode ser necessário pingar uma gota de colírio anestésico para diminuir a fotofobia. Em olhos com pouca lágrima, pode-se pingar uma gota de colírio lubrificante para diminuir o reflexo corneano.

Finalidade do exame

A retinografia é utilizada para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de patologias oculares. Também é útil no acompanhamento das patologias de clínica médica com manifestações oculares desde a retinopatia hipertensiva, cardiopatias, como também seguimento e avaliação de pacientes diabéticos. Apresenta a vantagem de permitir ampliar a lesão ou área a ser estudada, colaborando para um melhor estudo da patologia em questão. Também serve para documentar as anormalidades e seguir suas evoluções. Com a retinografia também se pode acompanhar a eficácia dos tratamentos.