Escolha uma Página

Uveíte

O que é?

A uveíte é o processo inflamatório ou infeccioso que acomete a úvea, componente anatômico do bulbo ocular. Situa-se em uma camada entre a esclera e a retina. É composta da íris, corpo ciliar e coróide.

Classificação
A uveíte é classificada em anterior, intermediária, posterior e panuveíte, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta, e pode ocorrer em um olho ou nos dois olhos.

Anterior: Afeta a parte dianteira do olho. Este é o tipo mais comum de uveíte e geralmente se desenvolve de repente, podendo durar de seis a oito semanas. Alguns tipos de uveíte anterior podem ser crônicas ou recorrentes.
Intermediária: A inflamação ocorre na parte intermediária (região média) do olho, podendo ser chamada de pars planite. Episódios deste tipo podem durar semanas ou anos.
Posterior: Afeta a coroide logo atrás da retina, podendo se desenvolver lentamente e muitas vezes duram muitos anos.
Panuveíte: Ocorre quando todas as camadas da úvea estão comprometidas.

Causas
Muitas causas incluem doenças autoimunes (reumáticas) com a sarcoidosise, artrite reumatóide, Lupus, doença de Behcet, espondilite anquilosante, entre outras. Doenças infecciosas como sífilis, toxoplasmose, doenças virais (herpes, citomegalovírus) também são causa de uveítes.
Sintomas
Sensibilidade à luz (fotofobia); Visão embaçada; Dor; Moscas volantes; vermelhidão.
Tratamento
É bastante variado e depende principalmente na terapêutica. É importante que a uveíte seja tratada logo no início, pois sua evolução pode causar lesões irreversíveis no globo ocular, além de provocar outras doenças oculares.

Após a realização de todos os exames, o oftalmologista irá decidir o melhor tratamento para cada caso. Geralmente, é indicado o uso de colírios anti-inflamatórios e, em casos mais avançados, pode ser necessária a realização de cirurgias.

Nossas especialidades

Catarata

Catarata

Qualquer opacificação do cristalino (que é a lente natural que existe no interior do globo ocular) compromete seriamente a visão.

Córnea

Córnea

Especialidade que visa promover a saúde ocular ao prevenir, identificar e tratar problemas relacionados à córnea e superfície ocular.

Glaucoma

Glaucoma

Doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro.

Oftalmopediatria

Oftalmopediatria

Especialidade focada na adoção de medidas diferenciadas no diagnóstico e no tratamento dos olhos das crianças.

Órbita

Órbita

Especialidade que exige ampla formação sobre a fisiologia ocular e as estruturas crânio-faciais para diagnóstico de doenças que comprometem a função visual.

Plástica ocular

Plástica ocular

Segmento que cuida do terço superior da face, ou seja, dos elementos que protegem e interferem na funcionalidade dos olhos e da visão.

Retina

Retina

Esta é uma sub-especialidade da oftalmologia que trata de patologias específicas dessa área nobre do globo ocular.