Glaucoma de Pressão Normal (GPN)

O glaucoma de pressão normal é caracterizado por neuropatia óptica (aumento da relação escavação/disco) e defeito de campo visual, porém sem evidência de aumento da pressão intraocular.

O diagnóstico de GPN deve ser de exclusão. Todas as outras causas de neuropatia óptica, oculares e sistêmicas, presentes ou passadas, devem ser afastadas através de cuidados exames histórico e oculares. Os pacientes com glaucoma de pressão normal constituem um grupo heterogêneo com várias condições sistêmicas de aspectos vasculares, reumáticos, neurológicos e genéticos.

Aumento de cefaleia, com ou sem enxaqueca; redução do fluxo sanguíneo dos dedos, especialmente no frio; anormalidades hematológicas; fenômeno de Raynaud. Um dos achados oculares mais sugestivos de processo isquêmico é a hemorragia no disco óptico. Estudos epidemiológicos demonstram a concomitância de doenças vasculares sistêmicas nos pacientes com GPN.

O único tratamento cientificamente comprovado para o GPN é a redução da pressão intraocular. Um importante estudo científico, o Collaborative Normal-Tension Glaucoma Study, demonstrou que a redução da pressão intraocular basal em 30% diminui a progressão das perdas dos campos visuais. Entretanto, nesse mesmo estudo, apesar do tratamento, 12% dos pacientes apresentaram piora dos campos visuais. É mais desafiador do que o tratamento dos glaucomas hipertensivos, por isso, muitas vezes uma abordagem multidisciplinar, com cardiologista, neurologista e reumatologista, torna-se necessária. Para o acompanhamento da doença, nos baseamos nas recomendações do I Consenso sobre GPAA da Sociedade Brasileira de Glaucoma: exame oftalmológico, campimetria computadorizada e retinografia.